Dica do Cupido - O melhor amigo dos casais

O melhor amigo dos casais

Você está em

Degustar cervejas especiais

Degustar cervejas especiais

Romance: 2

Custo: 1

A cerveja é uma bebida muito interessante, com apenas 4 ingredientes básicos: água, lúpulo, malte e levedura é possível criar uma variedade enorme de estilos de cerveja. Cada uma com características diferentes de sabor, aroma, cor, textura e teor alcoólico.

Existem dois tipos de cerveja, as lagers (de baixa fermentação) e as ales (de alta fermentação). A designação de baixa ou alta fermentação se deve pela forma como o fermento atua durante o processo de fermentação do mosto. As leveduras de baixa fermentação atuam no fundo do fermentador e o processo de fermentação ocorre em temperaturas mais baixas, normalmente entre 5 a 15oC e maturam em temperaturas na faixa de 0 a 5oC.

Devido a baixa temperatura e a fermentação mais lenta, as cervejas do tipo lager possuem características mais suaves de sabor e aroma, são pouco frutadas e possuem uma cor mais límpida.

Já as leveduras de alta fermentação atuam no topo do fermentador e o processo de fermentação ocorre em temperaturas mais elevadas, normalmente entre 15 a 25oC.

A alta temperatura e a fermentação mais rápida em comparação com as lagers, faz das ales cervejas com sabor mais marcante, com aroma bem frutado e uma cor mais turva. Sem dúvida são cervejas muito interessantes, pois possuem características de paladar bem diferentes das lagers.

A grande maioria das pessoas conhece apenas as cervejas do tipo lager, pois são as cervejas tradicionalmente vendidas nos supermercados, bares e restaurantes. As cervejas do tipo ale são mais conhecidas pelos apreciadores de cerveja e pessoas que costumam comprar cervejas diferentes, muitas vezes, cervejas importadas.

No Brasil existem diversas cervejarias artesanais, muitas delas no sul, mas estas cervejas não são distribuídas pelas grandes redes de supermercados. Normalmente pode-se encontrá-las em bares e empórios especializados.

Sair para degustar cervejas artesanais é um passeio muito interessante, pois vocês poderão apreciar cervejas diferentes das que estão acostumados a beber no dia-a-dia.

Poderão apreciar cervejas mais encorpadas com sabores marcantes de malte torrado, defumado e chocolate, cervejas bem lupuladas, cervejas mais ou menos carbonatadas, até mesmo cervejas com ingredientes especiais com frutos da Amazônia e diversas outras variantes.

Pag de 1 (2)