Dica do Cupido - O melhor amigo dos casais

O melhor amigo dos casais

Você está em

Escalada esportiva

Escalada esportiva

Romance: 1

Custo: 1

Se vocês estão procurando alguma aventura ou desejam variar os passeios nos finais de semana, ir a um ginásio de escalada será muito legal.

A escalada esportiva é um esporte seguro e que envolve um misto de força e técnica. É um esporte democrático, onde todos podem escalar, homens, mulheres, crianças.

Existem diversas modalidades de escalada, dentre as principais temos a escalada livre, a escalada tradicional, a escalada artifical, big wall e boulder.

Nos ginásios de escaladas vocês poderão praticar a escalada tradicional em top rope, guiada e bolders.

A escalada em top rope significa que a corda já está equipada na via, ou seja, a corda faz um "U" na parede, as duas pontas da corda ficam na parte de baixo e o meio da corda fica sobre uma superfície deslizante no topo da parede.

É a maneira mais segura de escalada, porque enquanto o escalador sobe pela parede, ele se mantém preso na corda que vem de cima. No caso de alguma queda, ela será de apenas alguns centímetros.

Este tipo de escalada é feita em duplas, sendo um escalando e o outro fazendo a segurança. Nos ginásios de escalada são usados equipamentos auto-blocantes, de forma que a corda trava sem uma necessária ação do segurança. É muito seguro!

O segundo modo de escalada é a guiada. Esta é mais avançada e nos ginásios de escaladas somente as pessoas mais experientes podem fazê-la. Diferente do top rope que a corda já está instalada na via, na escala guiada a corda não está presa na parede, é o escalador que vai prendendo-a enquanto realiza a subida. São instaladas na via chapeletas onde são presos os grampos por onde a corda é passada. O segurança neste tipo de escalada tem seu papel invertido, ao invés de puxar a corda, ele libera a corda.

Outra modalidade de escalada que também faz muitos adeptos é o boulder. Boulder é um tipo de escalada mais técnica com altura máxima na faixa de 3 metros dentro dos ginásios. Devido à baixa altura e nos ginásios existirem colchões para amortecer a queda, não são usados equipamentos de segurança.

É uma modalidade muito interessante e geralmente de um nível técnico bem elevado.

Para realizar a escalada tradicional em top rope num ginásio você vai precisar dos seguintes equipamentos para uma pessoa: um mosquetão, uma cadeirinha, um saco de magnésio e sapatilha.

Todos esses equipamentos podem ser alugados nos ginásios de escaladas. O saco de magnésio e a sapatilha são opcionais, mas a vantagem do magnésio é manter a mão seca, o que ajuda muito durante a escalada e a sapatilha proporciona uma fixação mais segura dos pés nas agarras. Se vocês não quiserem alugar ou comprar uma sapatilha, escolha um tênis com bico fino e com a sola mais fina, caso contrário o pé irá correr dentro do tênis e será muito difícil manter o equilíbrio.

As paredes de escaladas possuem diversas vias, cada via com uma graduação diferente. As vias começam com um grau de dificuldade de 4A e vão até 12C. Para cada número existem as letras, "A", "B" e "C". Uma via 4A é mais fácil que uma via 4C, que é mais fácil que uma via 6A. Normalmente nos ginásios existem vias com grau de dificuldade até 8A-8C.

Escalar uma via 4A é relativamente fácil, para quem nunca escalou, mas com uma condição física razoável conseguirá realizá-la sem problemas. Se estiver em boa forma física, até uma 5A poderá ser escalada, mas acima disso é necessário mais treino.

Boa escalada!

Pag de 1 (4)